EuroTrip 2017 – Roteiro de 6 dias na Suíça – Parte 1: Jungfraujoch – Top of Europe

Conforme falado no último post, começamos agora a última e mais longa parte da nossa viagem. Tentamos colocar tudo em uma postagem mas vimos que seria impossível, por isso dividiremos em 3 partes.

E já começamos com uma ótima DICA: Sigam o @turistandonasuica . O melhor instagram sobre roteiros na Suíça!

O nosso objetivo inicial foi fazer um reconhecimento de várias cidades da Suíça, estabelecendo nossa base em Interlaken. E como foi legal ficar hospedado lá, ter uma ideia de como se vive na Suíça, tantas belas casas com jardins floridos e suas próprias hortas. E claro, muitas fontes de água potável gostosa e fria…

Fonte em Interlaken
Fonte em Interlaken

Na postagem de hoje começaremos pelo passeio no Jungfraujoch – Top of Europe.

Dicas Iniciais para a Suíça:
1) Andar de trem: Para não ser repetitivo vamos falar só dessa vez que é a melhor forma de viajar dentro do país: paisagens belíssimas em quase todos os trens que você pegar. Pontualidade extrema e ótimo banheiros. Em alguns deles tem uma parte vazada próximo das saídas destinada a bater fotos sem o vidro atrapalhando, mas se chover vai te molhar é claro.

Ótimo local pra bater foto das paisagens
Ótimo local pra bater foto das paisagens

2) Moeda: Mesmo na Suíça muitos estabelecimentos aceitam euros, desde que o troco seja em francos. Em vários locais eles especificam bem o preço, por exemplo: um produto custa 17 ou CHF 20. Em outros locais eles fazem a conversão 1 pra 1, o que já não vale a pena.
3) Medida padrão: É o cl (centilitro). 1 cl = 10 ml. Ao invés de um suco de 300 ml você verá um suco de 30 cl à venda.

Durante o planejamento, chegamos a pensar em ficar 3 noites na Suíça e passar os dias restantes em Colmar. Mas ao chegar na Suíça tivemos a certeza que você não deve fazer como a gente fez :D… ela merece muito mais tempo em cada uma das várias cidades que nós passamos e vamos tratar neste e nos próximos posts.  E foi por isso que a Suíça entrou na lista dos países que desejamos ir mais vezes.

1º dia – 30/05 – Rumo ao Jungfraujoch – Top of Europe

Depois do calor que passamos ao chegar em Interlaken, resolvemos que a gente iria fazer valer essas roupas de frio que levamos lá no Top of Europe 😁

Mas antes de subir pro frio, uma foto no Hotel Tell :)

Uma das vantagens do  Hotel Tell é ter de tudo muito próximo: um caixa eletrônico ao lado e paradas de ônibus logo à frente.  Os ônibus já nos impressionam ao chegar:  a suspensão baixa do lado do passageiro pra facilitar a subida e há um sistema de telas apontando as paradas, assim como vimos nos trens.

Ônibus de Interlaken
Ônibus de Interlaken

Saímos às 10:00 do hotel pegando o ônibus 104 para a estação Interlaken Ost, onde você já compra o Top of Europe, que custa CHF 294 com o desconto ao apresentar seu Swiss Pass, conforme falamos na última postagem.

Jungfrau é a montanha mais badalada da Suíça, com seus 4158m (no Top of Europe cerca de 3500m), não por ser a maior montanha, mas por ter a ferrovia (Jungfraujoch) e estação de trem (JungfrauBahn) de maior altitude da Europa, onde se situa o Top of Europe. E como impressiona a tecnologia usada nessas ferrovias. Foi o nosso passeio preferido da viagem, e eu diria mais, um dos mais inesquecíveis que já fizemos. Você tem 2 opções para subir e descer: via Lauterbrunnen ou Grindelwald:

Opções de rota para o Top of Europe
Opções de rota para o Top of Europe

Nos trechos até Lauterbrunnen e Grindelwald o Swiss Pass é pedido. Daí pra cima o fiscal só confere o ticket que você comprou. E em algumas estações você passa o ticket em um leitor de código.

Subimos por Lauterbrunnen. Saímos 10:35 e chegamos 10:55 lá. De 11:07 a 11:50 até Kleine Scheidegg. Os trens para o Jungfrau passam a cada meia hora, pegamos o das 12:00 e chegamos às 12:35. Perto de chegar se prepare para uma parada rápida (5 minutos) para bater fotos em Eismeer (3160m).

Subindo por Lauterbrunnen
Subindo por Lauterbrunnen
De Lauterbrunnen a Kleine Scheidegg
De Lauterbrunnen a Kleine Scheidegg
Kleine Scheidegg
Kleine Scheidegg

Assim que você chega pelo novo hall da estação já dá pra se impressionar com os túneis. É incrível ver a tecnologia utilizada para cavar essa pedra e fazer trilhos tão seguros. Após uma rápida caminhada você chega no hall principal onde você já pode tomar um café pra passar o frio.

Túneis profissionais - Padrão Suíça
Túneis profissionais – Padrão Suíça

Continue o passeio pelo Jungfrau PanoramaAlpine Sensation, exposições multimídia sobre a montanha e os primórdios da ferrovia, inaugurada em agosto de 1912. Há várias homenagens com quadros, estátuas e menções aos nomes dos corajosos trabalhadores (muitos morreram nas obras) que fizeram parte disso.

Chegamos no Top of Europe!
Chegamos no Top of Europe!
Palácio de Gelo - Segure firme na barra para não escorregar ;)
Palácio de Gelo – Segure firme na barra para não escorregar 😉

Depois, o Palácio de Gelo. Criado em 1930, a caverna construída no gelo tem uma área de mais de 1000 metros quadrados. É incrível o trabalho realizado nas belas esculturas de gelo cristalino através desses túneis.

Palácio de Gelo

Próxima parada: Sphinx Terrace. É um terraço de observação, feito de uma estrutura metálica super segura, como pode ser visto em vários dos projetos turísticos de engenharia da Suíça. Você chega ao terraço em 27 segundos por meio do elevador mais rápido do país. Em dias claros dá pra ver lá do alto os Vosges, na França e a Floresta Negra, na Alemanha.

Top of Europe - Jungfraujoch
Top of Europe – Jungfraujoch
Top of Europe - Jungfraujoch
Top of Europe – Jungfraujoch
Top of Europe - Jungfraujoch
Top of Europe – Jungfraujoch

Dicas importantes para o passeio:
1) Óculos escuros: são imprescindíveis para ver a neve. Não esqueça de jeito nenhum.
2) Não tivemos problemas com altitude, mas algumas pessoas costumam sentir.
3) Há opções de lanchonetes, mas para almoçar recomendamos o Restaurante Eigergletscher.  A comida é ótima e além disso tem uma vista perfeita da Geleira Aletsch, a maior dos Alpes, com cerca de 22km de extensão e quase 1km de espessura. Confira o site.
4) Ao contrário da gente, não deixe de passar no Glacier Plateau. A geleira garante neve nos 365 dias do ano com várias opções de diversão: bóias, esquis, snowboards, etc.  A gente acabou se perdendo no tempo e deixamos passar essa…

Top of Europe - Jungfraujoch - Vista da Geleira Aletsch, a maior dos Alpes
Top of Europe – Jungfraujoch – Vista da Geleira Aletsch, a maior dos Alpes

5) Antes de sair não deixe de conhecer e comprar muitos chocolates e lembranças na Loja da Lindt, loja de chocolates de maior altitude da Europa.

Lindt - Top of Europe
Lindt – Top of Europe

Lembre-se que tudo costuma fechar entre 16:30 e 17:00. Na volta você passa de novo por Kleine Scheidegg, de onde saímos às 18:03  e chegamos em Grindewald às 18:42. E claro, não deixe de comprar um canivete suíço de lembrança antes de sair 😀

Canivetes suíços
Canivetes suíços
Obrigado!
Obrigado!

 

3 respostas para “EuroTrip 2017 – Roteiro de 6 dias na Suíça – Parte 1: Jungfraujoch – Top of Europe”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *